EEA Family Permit, como funciona? PARTE I

Quando comecei a procurar sobre que visto deveria aplicar para ir morar em Londres com meu marido, descobri através do orkut na comunidade Londres Na Boa, que deveria pedir o EEA Family Permit. Bom, preciso dizer que fiquei desesperada? Era tanta informação que me deu vontade de chorar e desistir, ficar no Brasil tava parecendo tão mais fácil hehe. Mas já tava tudo acertado e tinha que correr atrás disso. Quando meu marido decidiu aceitar um emprego em Londres, ainda não éramos casados e foi tudo muito rápido e em pouco tempo ele já estava lá e eu aqui, apesar de 5 anos de relacionamento nós nunca moramos juntos e ainda namoramos a distância, ou seja, pânico total. Então decidimos dar entrada no casamento com ele aqui, mas como ele não estaria mais aqui quando os documentos chegassem, nós casamos por procuração.

Mas como esperta que sou, antes dele ir embora já tinha lido um pouco sobre o visto e pude pedir pra ele arranjar uns documentos necessários aqui no Brasil, como extratos bancário assinados pelos gerentes e cópia autenticada pelo consulado Italiano, procurações e o escambau.

Eu estou nesse esquema desde Maio, então descobri muita coisa relevante com relatos e experiencias de outras pessoas. Primeiro vou traduzir o que tem no site do UK Border, algumas perguntas rotineiras e finalmente como foi o meu processo. É um post longo, por isso vou fazer em dois posts.

O que é o EEA Family Permit?

-O EEA Family Permit é uma forma de livre entrada no Reino Unido. É para nacionais de outros países fora da União Européia, que são familiares de cidadãos Europeus. Você deve aplicar para o visto no seu país de residência antes de entrar no Reino Unido se você está indo morar com um EEA no Reino Unido permanentemente ou a longo termo. Então você deverá viajar com o cidadão ou se juntar a ele já no UK. Se o cidadão Europeu não está no Reino Unido e você não irá viajar com ele, então você precisará de outro visto que não este. (Vale lembrar que este é um visto GRATUITO).

-Se o não cidadão europeu está morando no Reino Unido e tem um documento de residência confirmando seus direitos, não precisa aplicar para o EEA Family Permit toda vez que for sair e entrar no UK. (Ou seja, se você já tem esse visto e já tem residência lá, pode entrar e sair quando quiser enquanto o visto está na validade).

-Embora o Reino Unido seja membro da união européia, o cidadao não europeu que é familiar de um cidadão britânico, que  não more no Reino Unido mas more num país membro da União Européia, e esteja o acompanhando a volta para o Reino Unido, geralmente não deve ir ao Reino Unido usando o EEA Family Permit. Porém o cidadão britânico deve ter morado em outro país da união européia como trabalhador ou com dinheiro suficiente para se manter e manter a família; E os familiares, se são cônjuges ou com relacionamento estável, devem ter vivido com o britânico nesse país.

Os documentos que você deve incluir para provar que é familiar de europeu:

-Uma cópia do passaporte do cidadão europeu, que esteja legalizada pelo consulado do país da pessoa; Ou o passaporte original, que é o mais indicado. (Caso você só posso enviar a cópia, mande uma carta e provas que provem o porque de não enviar a original.).
-Provas de relacionamento com o cidadao europeu (certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de relacionamento estável e etc.).
-Carta do cidadão europeu delcarando que está viajando com você ou você estará indo se juntar a ele no Reino Unido.
-Se você não é cônjuge, relacionamento estável, filho, ou neto com menos de 21 anos, você precisa provar que é dependente ou viveu parte da vida com a pessoa.
-Se você tem relacionamento estável, precisa provar com evidências que você têm morado com a pessoa em um relacionamento igual casamento por mais de 2 anos. É improvável que consideremos relacionamentos com menor duração como durável o suficiente.
-Se você tem menos de 18 anos e um ou os dois pais ou guardião não estao viajando com você, você precisa entregar uma permissão escrita para viajar para o Reino Unido.
-Se o cidadão europeu está morando por mais de 3 meses no Reino Unido, você precisa entregar evidências de que ele é uma pessoa qualificada.

A evidência deve incluir:
Contrato de emprego;
Contra-cheques ou cartas do empregador;
Evidência de que ele possui o número de seguro social;
Contas de banco, extratos bancários caso sejam auto suficientes;
Carta de escola/faculdade confirmando que estão matriculados se ele for um estudante;
Evidência de que tem dinheiro para sustentar ele e os familiares pelo período de residência no Reino Unido, se estes forem auto suficientes.

Se o cidadão europeu é britânico você precisa entregar evidência de:
-Que estiveram trabalhando ou eram auto suficiente em outro pais da união européia;
-Você esteve morando com ele nesse pais;

Iremos recusar caso:
-Descobrirmos que algum documento é falso;
-Você nao forneceu evidências suficientes de que é familiar do europeu;
-Não forneceu evidências suficientes de que é dependente do europeu;
-Você não pretende acompanhar o cidadão ou se juntar a ele no reino Unido;
-O cidadão europeu não tem direito de morar no Reino Unido;
-Você está envolvido em um casamento por conveniência. Casamento com fins apenas para imigração, com nenhum dos parceiros terem planos de morarem juntos em um relacionamento genuino.

Documentos que podem fornecer evidências da genuinidade para o visto:

-Enviar seu passaporte original e todos os outros que você já teve;
-Foto para passaporte, não é igual a nossa foto para passaporte, por isso é bom tirar na propria worldbridge;
-Evidência de casamento como certidão de casamento ou certificado de relacionamento estável;
-Extratos bancários de 3 a 6 meses anteriores ou declarações de idoneidade de ambos ou só do cidadão Europeu;
-Contra-cheques do cidadão europeu;
-Contratos de compra de imóveis, caso haja;
-Detalhes de acomodação em Londres;
-Evidência de emprego no Reino Unido, ou que está a procura de um;
-Evidência de outros recursos financeiros, caso seja sustentado por familiares, amigos, dinheiro em poupança ou bolsa de valores;
-Fotos do relacionamento, e-mails, cartas, certificado de adoção e etc.

PRA LER SOBRE A PARTE II

PARA LER SOBRE EEA2 PARTE I E PARTE II

Pare assustador ler tudo isso, mas não entre em pânico, não é tão ruim quanto parece.

Beijos.

 Luisalogo

11 pensamentos sobre “EEA Family Permit, como funciona? PARTE I

  1. Linda, me salvou a vida! Me tirou algumas duvidas mas ainda tenho umas kkkkk…
    Me ajuda?
    Meu tio mora em Londres e quero morar com ele. Ele já possui cidadania européia a mais de 10 anos.
    Eu devo solicitar o EEA Family Permit ou devo pedir um Visto Adult Dependent Relative???

    Beijos, se tudo der certo, espero ter sua amizade e companhia ai em londres =)

    • Vinicius,

      Eu preciso de mais informações pra poder te ajudar. Como ele é seu tio fica um pouco mais difícil, porque quando é pai, esposo, filho, neto é bem mais fácil. Quantos anos você tem? Você dependia ou depende dele? Vocês moravam na mesma residência aqui no Brasil? Qual a cidadania dele?.

      Beijos!

      Luísa P.

  2. Oi luiza, eu estou entrando com meu pedido de visto na Terça aqui em brasilia. Porque há alguns anos atras eu tive minha entrada negada e fui mandada embora de Londres, fui visitar minha irmã que casou com um inglês e hoje ela eh cidadã inglesa. Esse ano em abril eu fui com eles, e me deram a permissão de entrar, visto de seis meses, porém como eu havia comprado minha passagem para um mês, eles falaram que eu deveria sair no tempo da minha viagem para que minha situação no sistema fosse normalizada e eu pudesse nao ter mais problemas. O que foi que eu fiz, vim embora em um mês. Agora estou pedindo um visto para passar Natal e ano novo com minha irmã e família, e meu namorado que eh inglês. Juntei os documentos deles, cartas, comprovante de salários e tudo, minha carta da empresa onde trabalho, me liberando por até três meses e me dando possibilidade de meu serviço estar para mim, quando eu voltar. Então, para que eu nao tenha nenhum tipo de trauma, estou entrando com o pedido. O que voce acha? Depois de tudo o que aconteceu comigo, sempre fico com medo de algo ar errado, e sempre falaram que eh difícil e complicado conseguir. Obrigado e beijos!

    • Olá Kati! Eu não sei mesmo como funciona quando você tem a entrada negada no país, tipo quanto tempo você tem que esperar pra tentar de novo, eu imagino que deve ser extremamente traumatizante, quais foram os motivos pra negarem sua entrada?. Eu imagino que eles tenham falado pra você sair com o tempo da sua passagem, porque eles te dão o visto de acordo com as informações que você dá lá na hora e isso fica registrado no computador, caso você passasse mais tempo e fosse pega pela polícia ele iriam achar que você estava querendo ficar ilegalmente e poderia complicar.
      O que eu entendi é que você só vai passar as férias né? Menos de 6 meses. O FP é pra moradia e você teria que provar que é dependente da sua irmã pra viver, o que não é o caso. O FP não é usado pra casos de viagens de férias. Você pode até tentar! Mas a chance de ser negado é grande pelo motivo que citei. Caso você tente e seja negado você vai e na hora da imigração fala os propósitos da viagem e caso peçam mostre essas documentações que você tem demonstrando que não quer ficar lá ilegalmente.
      Qualquer dúvida pode perguntar!
      Beijos.

      • Oi Lu… Pois é… Eu to pedindo o visto para turista geral, e nao o family permit. Me confundi. Mas na primeira vez eles alegaram que eu nao iria fazer turismo, na segunda tudo normal, e como eu só poderia ficar por um mês, foi o que fiz. Fiquei na data estipulada, normal. Só que como ja aconteceu isso, uma vez, realmente eu fico com medo e traumatizada, entao acho melhore pedir o visto e mostrar que nao quero ficar mais de três meses, tanto que tenho meu emprego aqui, uma vida aqui. Apesar de ter um namorado da Inglaterra. Eu nao conheço ninguém que tenha pedido este visto e nem de quanto tempo ele demora para ser aprovado. Tem gente que diz que o melhor seria eu ir sem pedir. Porque uma vez que eu ja entrei, mostra minha idoneidade em relação a nao ficar ilegal. Depois eu te conto como foi. Torça por mim , e obrigado em responder 🙂
        Beijos

      • Ah sim! Como não precisa de visto prévio pra ir é realmente muito difícil escutar casos de pessoas que pedem antes. Vai dar tudo certo sim! Boa sorte. Beijos

      • Oi Lu…. Pois é, ontem fui lá na world bridge, e eles falaram que eu só posso pedir quando faltar tres meses para a data pretendida…. Ou seja, em setembro. Ja pensou em uma pessoa frustrada? Aff, sou eu! 😦
        Beijo e obrigada por tudo!

  3. Oi tudo bem, não sei se saberia me responder esta pergunta, estou querendo ir para londres antes da minha esposa, somos casados faz 15 anos no papel, até ja moramos 4 anos ai e voltamos em 2009, meu husband visa já expirou, recebi uma proposta de trabalho ai, e gostaria de ir na frente e ela ir depois, será que teria problema de não me deixarem entrar por ela não estar comigo mesmo eu tendo todos os documentos necessários? obrigado.

    • Olá Marcos,

      É o seguinte, pra você vir trabalhar aqui e vir antes dela você precisa de um visto de trabalho. Mesmo você tendo proposta de trabalho, você não vai conseguir trabalhar sem 1-visto de trabalho ou 2-Family Permit com validade. O certo do Family Permit é você tirar no Brasil e vir junto com sua esposa ou ela já estar aqui exercendo os direitos/deveres de cidadã. Você pode até tirar o visto com ela estando no Brasil e sendo self sufficient, mas se vier antes que ela teria que mentir na imigração dizendo que ela já está em Londres, eles sempre perguntam quando você está sozinho, e ai cabe a você arriscar ou não, porque se eles desconfiarem eles podem olhar no seu cadastro e ver que você disse que viria junto com ela.

      Luísa P.

  4. Pingback: EEA Family Permit, como funciona? PARTE II | Entre ir e vir

Deixe um comentário

