EEA Family Permit, como funciona? PARTE II

Vamos a parte 2! Nesse post vou botar algumas perguntas frequentes e como foi o meu processo do visto.

Perguntas frequentes em relação ao visto:

Casei e mudei meu nome, precisa trocar todos os documentos antes de pedir o visto?
Não é essencial para o visto, pois eles ja estão acostumados com troca de nomes, mas é bom você trocar pelo menos o passaporte e RG com o novo nome, assim seu visto já estará no novo passaporte.

Entrei no Reino Unido como turista com meu marido, devo pedir o Family permit?
Não, o Family permit é um pedido para entrar no Reino Unido, se você já está ai seria o Residence card, mas lembre-se que esse visto pode ser negado com muita facilidade, além de demorar até 6 meses para darem respostas e assim você ficará ilegal no país.

Quanto de dinheiro devo ter pra eles aceitarem?
Não existe uma quantia exata, mas é bom você provar que não está pra brincadeira. Eles não querem que você dependa deles quando estiver lá. Se o cidadão já mora no Reino Unido, então você precisa provar que ele exerce os direitos e deveres de um cidadão lá, pagando impostos, trabalhando, estudando e etc. Se ele já trabalha, mande o contrato com o salário dele e o contra-cheque mostrando a renda mensal dele, se só estuda precisa provar que vocês são auto suficientes para se manter enquanto não arranja emprego.

Dá pra tirar o visto com os dois morando no Brasil?
Sim, mas o cidadão europeu precisa provar que tem dinheiro pra se sustentar por um tempo e já está com emprego certo lá ou está procurando emprego, com e-mails trocados com empregadores de lá. Você pode procurar em sites como o gumtree ou jobsearch por exemplo.

Por quanto tempo vale o visto?
Ele vale por 6 meses e pode ser pedido com no máximo 3 meses de antecendência da data pretendida da viagem. Depois dos 6 meses se ainda forem ficar lá, 1 mês antes, mais ou menos, é bom dar entrada no residence card que vale por 5 anos.

Posso trabalhar com esse visto?
Sim, com esse visto você pode trabalhar legalmente assim que chegar lá.

Como provo que tenho relacionamento estável?
Primeiro é bom você fazer em um cartório um certificado de relacionamento estável, depois você precisa provar que mora há mais de 2 anos com a pessoa como se fossem casados, com contratos de apartamento, conta conjunta, contas com o nome e o mesmo endereço, fotos, e-mails e etc.

Preciso traduzir juramentado?
Eles pedem que sim, pelo menos as certidões precisam ser traduzidas juramentadas, por isso procure na sua cidade alguém que seja tradutor juramentado. Alguns outros documentos como e-mails, eu mesma traduzi para o inglês.

Que documentos devo tirar cópia?
Eles podem querer ficar com alguns documentos, por isso é bom enviar cópias simples de certidões, traducões e tudo que você queira que eles devolvam porque é o original.

A identidade do cidadão serve para pedir o visto?
Sim, a identidade ou passaporte servem.

Eles devolvem os documentos?
Sim, eles podem querer ficar com algum documento, por isso é bom enviar cópia simples dos documentos que você precisa ter de volta.

Eu preciso ter as passagens compradas?
Não, não é necessário ter comprado passagens.

Eles perguntam quanto tempo pretendo ficar lá, o que coloco?
Teoricamente você não é obrigado a responder essa pergunta, ou você coloca tempo indefinido ou coloca um tempo que você acha que pode ser.

Estou indo a passeio com meu familiar europeu, preciso do EEA Family Permit?
Não, se você quiser apenas passar férias você entrará tranquilamente com o visto de turista por ser familiar, não precisará provar nada mais. o EEA Family Permit é apenas se você quiser morar no país.

Eu posso entrar e sair do Reino Unido com esse visto?
Sim, mas se você estiver fora do Reino Unido e seu visto expirar, você precisará pedir outro no seu local de residência para poder entrar de novo no país.

Eu comprei as passagens para 3 meses caso não consiga me manter, mas pretendo ficar 1 ano, como explico para eles?
Tudo que você quiser explicar precisa ser em forma de carta, por isso mande uma carta explicando que você comprou para 3 meses porque não quer depender do governo caso não consiga se estabelecer.

Eles perguntam endereço no UK, o que boto?
É bom você já ter alguma coisa alugada lá, seja hotel, albergue, apartamento, casa de amigo, desde que prove que tem onde ficar.

Como é a entrevista?
Você apenas chega lá, entrega todos os documentos, tira fotos, digitais, eles declaram tudo o que você está, e caso não queira pegar os documentos no Rio, você pagará uma taxa dos correios. Eles não podem interferir com que documentos você deve mandar ou tirar maiores dúvidas, por isso você quase não fala com a pessoa.

Mesmo casada eu preciso provar relacionamento?
É sempre bom provar mesmo assim, porque muita gente casa arranjado e eles ficam muito ligados a isso, ainda mais se você casou por procuração ou a pouco tempo.

Preciso transcrever meu casamento?
Muita gente diz que não é essencial, mas é sempre bom lembrar de fazer isso, pois futuramente pode ter algum impecilho com o país do cidadão europeu.

Posso tirar o visto faltando muito pouco pra viagem?
Sim, eles não pedem um tempo minimo pra tirar, mas eles podem levar até 3 semanas pra te dar uma resposta sobre seu visto, por isso é bom pedir com uns 2 meses de antecedência, mas caso for de última hora você pode pagar uma taxa de emergência e o visto sai bem mais rápido.

Como dou entrada ao visto?
Você preenche um formulário online que tem no site do UK Border, imprime, vai no site da WorldBridge, se cadastra e faz um agendamento para ir entregar os documentos. Existem 3 escritórios no Brasil, Brasilia;Rios de Janeiro e São Paulo. O escritório do Rio de Janeiro é onde são processados os vistos.

Caso tenham outras perguntas, fiquei feliz em tentar ajudar!

Agora como foi o meu processo! Como havia dito antes, meu caso é bem complicadinho e meu marido já está há 2 meses lá em Londres enquanto eu mudei meus documentos, pois mudei de novo, e recolhi todos os documentos necessários. Eu decidi mudar meus documentos, pois queria que o visto ficasse no meu passaporte já com nome de casada.

Documentos obrigatórios:

-Todos os meus passaportes;

-Cópia autenticada pelo consulado italiano do passaporte do meu marido e carta explicando porque estava mandando cópia;

-Certidão de casamento original, com tradução juramentada e cópias simples;

-Carta dele explicando que eu estaria indo sozinha para Londres para me juntar a ele;

-Carta explicando algumas diferenças entre as respostas do formulário e os documentos enviados;

Documentos dele:

-Extratos bancários aqui no Brasil, assinados pelos gerentes;

-Contrato de trabalho lá;

-E-mail dele com o RH da empresa;

-Contra-cheque do salário dele lá;

-Número de seguro social;

-Enviei tudo cópia simples

Meus documentos:

-Extratos bancários, poupança e conta corrente;

-Certificado de inglês com curso feito na Inglaterra; (Mandei para provar que realmente fiz o curso no período que estive lá)

Nossos documentos:

-Contrato do aluguel do apartamento que ele está morando lá, é bom especificar que tipo de aluguel é, no nosso caso é flat compartilhado com uma outra pessoa;

-E-mails trocados desde 2008, com tradução simples feita por mim;

-Fotos desde 2008;

-Contrato de compra de apartamento no Brasil em 2010;

PARA IR PARA A PARTE I

E é isso ai pessoal, qualquer dúvida estamos ai.

Luisalogo

9 pensamentos sobre “EEA Family Permit, como funciona? PARTE II

  1. Olá olá, tudo bem? (:

    Desculpa, não consegui achar um “about” por aqui e nem uma assinatura, então não sei nem o nome de quem escreveu esse post… Sorry! hehehe

    Mas bem, vamos lá: estava dando um Google aqui sobre o meu visto e tenho uma dúvida pra ti. Já recebi meu Family Permit e tal, aquela coisa dos 6 meses e tudo o mais. Acabei de receber, na verdade, e irei para Londres em menos de um mês, mas já estou pensando na extensão do meu visto para no mínimo 5 anos (que é o que dá para fazer com o formulário EEA2, certo!?) (:

    Bom, na verdade só quero saber o seguinte: chegando em Londres, *já posso* aplicar para a extensão do meu visto de 5 anos? Vi que o processo pode demorar um pouco e, como não quero ficar sem passaporte por muito tempo, já quero agilizar tudo. Adoraria saber os pormenores que tu enfrentou (tipo onde exatamente tu precisou ir, quanto tempo você levou para resolver seu caso e outras informações interessantes). Ficaria super feliz em receber uma resposta, visto que adorei os teus posts aqui sobre o EEA Family Permit. Estou comentando com o meu e-mail, já que talvez você prefira me dar uma resposta mais pessoal e tal. (:

    Muitíssimo obrigada!

    xxx
    Maria E.

    • Olá Mari E.
      Sim depois do family permit é o EEA2 e você pode pedi-lo assim que chegar em Londres se quiser, mas independente da agilização de enviar assim que chegar o tempo de espera será o mesmo, você só precisa ver se tem algum período que você precisará muito do passaporte e ai tentar fazer uma estratégia pra já tê-lo em mãos. Você pretende procurar empregou ou estudar? Se for fazer um desses dois é bom ter o passaporte em mãos. Também é bom se cadastrar no GP, que é a clínica médica do NHS antes de enviar.
      O tempo de espera pra chegar é de 3 a 6 meses e você enviará o formulário EEA2 junto com o formulário EEA1 do seu marido e o passaporte dele, caso ele não seja britânico. Se você ou ele precisar muito do passaporte pra emergências tem como pedir pra eles devolverem sem atrapalhar o processo, quando eles precisarem eles mandam uma carta pedindo de volta.
      Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova que você está legal no país e que está sem o passaporte porque está fazendo o processo do visto, mas você continuará legal pra trabalhar e ter seus direitos. Infelizmente se for pra buscar emprego algumas empresas não conhecem esse sistema e podem ficar receosos, mas esse é o risco.
      Tire bastante cópia do passaporte e do visto também, porque você pode precisar eventualmente.
      Eu ainda não tirei o meu visto de 5 anos, irei fazer em janeiro já que meu visto expira em fevereiro. Mas eu passei infinitas horas pesquisando tudo tudo sobre todos os vistos possíveis hehe. Quando for mandar irei fazer outro post falando sobre o EEA2.

      Espero que tenha respondido as suas dúvidas! Qualquer coisa pode voltar a perguntar rs.

      Vou responder aqui e te mando por e-mail também.

      Luísa P.

      • Nossa, Luísa, exatamente tudo o que eu queria saber e não tinha visto ainda em lugar algum! hahah E outra: obrigada pela resposta super rápida! (:

        Não sabia desse esquema de poder pegar o passaporte caso precise viajar e tal. Muuuuuuuuuito bom saber. Na verdade já vi que não poderia começar minha extensão assim que chegasse em Londres de qualquer forma, já que o irmão do meu marido vai se casar na Dinamarca em março e tal – ou seja, os passaportes serão essenciais. E agora, que tu falou que é bom resolver essas burocracias (trampo, NHS etc) com o meu em mão, tenho uma outra perguntinha: será que, na hora de procurar emprego, eles não aceitam a cópia autenticada do mesmo? Ou só com o original? Quero saber para caso eu ainda *não* tenha conseguido emprego até o final de março, quando a gente voltar de viagem e eu precise continuar procurando e tudo o mais.

        Também não entendi muito essa parte aqui: “[…] Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova…” – enviar um mês depois de que, exatamente!? Ou tu quis dizer: um mês depois de enviar meus formulários de extensão, eles irão mandar a tal carta? É que ficou confusa a frase, só para esclarecer hahah (: Caso seja a última situação, minha pergunta sobre o trabalho já terá sido respondida (que algumas empresas ficam com o pé atrás já que eu estaria sem passaporte e tal).

        E ah, uma coisa meio nada a ver mas que adoraria escutar de uma brasileira em Londres: como você fez com o teu esquema bancário aí? Conta no HSBC, Banco do Brasil…? Algum cartão internacional e tal? Algo que você recomenda/não recomenda? Quero só escutar o teu caso, já que ando decidindo algumas coisas sobre isso.

        Bom, por enquanto é só! Me desculpe aí a exploração nos teus comentários haha, mas é que é tão bom encontrar alguém experiente e disposto a tirar nossas dúvidas… Ô! (((:

        Beijos,
        Maria

      • Que nada Maria, muita gente me ajudou quando eu tava doida atrás de informações, então não tenho problema algum em passar pra frente as informações e experiências que eu tenho. =)

        será que, na hora de procurar emprego, eles não aceitam a cópia autenticada do mesmo? Ou só com o original? Quero saber para caso eu ainda *não* tenha conseguido emprego até o final de março, quando a gente voltar de viagem e eu precise continuar procurando e tudo o mais.

        Eu acho que vai depender do empregador! Como a imigração apertou eles ficam com medo de tudo. Mas em tese não teria problema, o negócio é tentar convencer e até dar o número do HO pra eles ligarem caso fiquem receosos.

        “[…] Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova…” – enviar um mês depois de que, exatamente!? Ou tu quis dizer: um mês depois de enviar meus formulários de extensão, eles irão mandar a tal carta?

        Sim, depois que você enviar toda a documentação eles te enviam uma carta.

        Sobre banco, eu não abri conta bancária justamente porque não estou trabalhando ainda, então não ia ser muito melhor pedir pra alguém ficar transferindo dinheiro do Brasil pra uma conta aqui na Inglaterra. Pedi pra alguém ver no BB se eu mesma poderia fazer isso pela internet, mas no BB só se alguém for na agência do Brasil e fizer a transação. Eu utilizo muito o cartão de crédito do Brasil, devidamente autorizado para transações no exterior, e também utilizo o cartão de banco do meu marido que é uma conta daqui e não paga IOF.
        O filho de um familiar está morando na Espanha e ele abriu uma conta especial no BB justamente pra receber dinheiro mais fácil do Brasil, eu não sei muito detalhes dessa conta, mas se você tiver conta no BB vale a pena perguntar.

        Não tem como abrir uma conta bancária do Banco do Brasil aqui e meu marido que tem conta no Santander no Brasil também não tinha como transferir de lá pra cá e sim abrir uma nova conta.

        Se você for trabalhar ou já vier com uma quantia bem grande de dinheiro em libra eu recomendo abrir uma conta bem simples no HSBC, lá você pode perguntar qual é a melhor conta pra você e uma que não tenha que ficar pagando anuidade. Mas só recomendo abrir conta nesses casos.
        OU se o seu marido tiver uma conta aqui vocês podem abrir conta conjunta.

        Textão hein haha.

        Beijinhos,

        Luísa.

  2. Oi Luísa!

    Fiquei muito aliviada com o seu post já que eu só encontrava informações confusas e nada específico sobre a minha situação, adorei o blog!

    Tenho uma dúvida, mas não sei se você saberia me ajudar já que não é exatamente a situação de vocês. Namoro um cidadão europeu faz dois anos, nos conhecemos em Londres e começamos a namorar, mas voltando ao Brasil moramos em cidades diferentes até o momento, o que eu imaginava que poderia ser o primeiro problema. Pretendemos nos casar e alguns meses depois morar por um tempo em Londres, porém ele ainda não tem emprego lá e, consequentemente, nenhum meio de comprovar renda diretamente pelo UK, você saberia dizer se existe alguma dificuldade em irmos apenas com o dinheiro que temos no Brasil e com evidências de que ele está procurando emprego (caso ainda não tenha conseguido a confirmação de nenhum empregador) e de qual seria a renda mínima exigido nas nossas contas? Espero que minhas dúvidas não tenham sido repetitivas!

    Muito obrigada desde já!
    Beijos,
    Ali.

    • Olá Ali!
      Seu caso não é tão complicado não! =)
      Morar em cidades diferentes não é problema nenhum, desde que vocês comprovem o relacionamento de vocês.
      Ele vai se enquadrar como jobseeker, mas precisa comprovar na hora que você for mandar seus documentos. Pra comprovar vocês precisam imprimir os e-mails de confirmação que os sites de emprego daqui do UK, no Gumtree, Totaljobs, Reed e outros mandam depois que aplicamos para uma vaga..
      Mas ai é verdade que vocês precisam ter dinheiro pra se bancar enquanto ele não arranja emprego. Eles não estipulam uma quantia, mas vai depender do tempo que vocês pretendem ficar aqui, quanto mais tempo ficar mais dinheiro eles esperam que você já tenha, porque o que eles se importam não é se você é cheio da grana e sim se você tem o mínimo pra sobreviver sem ajuda do governo. Se vocês forem receber algum tipo de ajuda do Brasil também conta muito.
      Então não dá pra eu te dizer uma quantia exata do quando vocês precisam ter, mas leve em conta que 1200 libras por mês dá pra viver em Londres, sem regalias, mas dá. 1200 libras deve dar (não sei direito o câmbio mas vou fazer por 3,50) 4.200 reais por mês.

      Espero ter ajudado! Vou mandar uma cópia para o seu e-mail também.

      Beijos.

  3. Oi Luísa, tinha esquecido de lhe responder aqui! Mas como recebo e-mails de novos comments nesse post, cá estou. Não consigo mais responder logo abaixo do teu comment para mim, então vai por aqui mesmo hahah

    Bom, de fato tu ajudou e muito com essas respostas. Já tenho mais ou menos claro na cabeça como irei prosseguir lá de Londres e tudo o mais. Quanto ao quesito bancário, já sei que preciso sentar com meu gerente do Banco do Brasil para ver minhas melhores opções. Mas ah, aparentemente, como meu marido já tem uma conta aberta em um banco de lá, posso apenas compartilhá-la e tal, sem precisar abrir uma somente minha – muito jogo! Bom, vamos ver como tudo vai se resolver. :}

    Obrigada mesmo pela tua ajuda, viu? Depos te dou um oizin de Londres. Ê! 🙂
    xoxoxo

  4. Pingback: EEA Family Permit, como funciona? PARTE I | Entre ir e vir

Deixe um comentário

