Brigadeiro

Ontem foi o dia de fazer o brigadeiro e testar os ingredientes que eu tinha. O leite condensado é um pouco mais ralo que o nosso e achei também um pouco menos doce. A textura da massa ficou um pouquinho diferente,mas não alterou o sabor.

Como a ideia era ser 1 brigadeiro para cada um fiz bolinhas um pouco maiores, então 3 receitas de brigadeiro deu 31 brigadeiros, mas se você fizer um pouco menor dá 20 brigadeiros cada receita, se fizer bem pequeno tipo festinha ai vai dar bastante.

Eu vi umas receitas de brigadeiro com o chocolate ao leite no site ICKFD, um site bacana com vídeos de várias sobremesas e drinks, eu fiz a que leva Nutella lá no Brasil e ficou bom e aqui fiz sem Nutella e ficou bem bom também. O segredo pra quem quer mais gourmet ou mais doce é o chocolate amargo, quando eu boto mais chocolate amargo eu acho o gosto mais refinado e bem menos doce, então dá pra ir dosando a quantidade de chocolate amargo na receita.

A receita original do site é:
-1 lata de leite condensado
-170 gramas de chocolate ao leite
-1 colher de sopa de manteiga sem sal
-1 pitada de sal

A receita de Nutella:
-1 lata de leite condensado
-25 gramas de chocolate amargo 70%
-80 gramas de chocolate ao leite
-1 colher de copa de manteiga sem sal
-120 gramas de Nutella
-1 pitada de sal

Essa que eu fiz agora fiz a receita de Nutella só que sem ela hehe Não pesei o chocolate porque a balança que eu comprei aqui é do Paraguai, fui botando e experimentando pra ver se tava agradando.

1- Joguei todos os tabletes do chocolate, a manteiga e o leite condensado e fui mexendo em fogo baixo. Muito importante ser fogo baixo pra massa não empelotar e queimar. Eu sempre tive problemas com panela pra fazer brigadeiro, porque sempre lá em casa tinha aquelas panelas sem o teflon já, panela com o teflon é importante também pra não grudar no fundo.
2- O ponto certo da massa é quando você vira e ela se desgruda toda da panela
3- Botei em um prato, cobri com papel filme bem grudado na massa e botei na geladeira, se tiver com pressa acho que não tem problema botar um pouco no congelador, só tem que ter cuidado pra não esquecer e virar pedra.
4-Enrolar e ser feliz! Como o granulado que compramos não ia ser o suficiente tivemos que economizar e botar só na parte de cima.
5- Como não ia dar tempo de enrolar só no dia seguinte eu botei na geladeira tudo já pronto, mas dá pra fazer a massa, deixar na geladeira e no dia seguinte fazer as bolinhas.

Vamos ver se o pessoal vai gostar né?

2 pensamentos sobre “Brigadeiro

  1. Não precisa ser de teflon pra não grudar, Luh. Na verdade, o mais importante é que a panela seja bem grossa. E também é legal usar uma espátula de silicone pra mexer e raspar bem os lados e o fundo da panela enquanto o brigadeiro está engrossando, porque as vezes o chocolate gruda no fundo, não se mistura direito e queima. A manteiga também ajuda um montão nesse aspecto. A receita de infância, com nescau, tende a grudar por causa do excesso de açúcar que tem nesses achocolatados, aí “carameliza” muito rápido, e pode acontecer aquilo de cristalizar a bordinha. Mas, tanto com nescau quanto com chocolate de verdade, se a panela for bem grossa, “das boas”, e o fogo ameno, não gruda nem queima ;).

    PS: O leite condensado parece bem ralinho e claro na foto. Engraçado, né? Acho que é porque o paladar dos brasileiros tende a ser pros doces beeem doces mesmo. Que nem a diferença gritante entres os chocolates daqui e os de fora. Aqui tá tudo com gosto de açúcar, o gosto de chocolate tá sumindo =/… enquanto os importados prezam mais pelo sabor.

  2. O de teflon foi o único na vida que consegui fazer o brigadeiro “perfeito” kkkkkkkk Sou traumatizada, mas acho que as panelas realmente não ajudaram nem um pouco.no processo.
    No final achei a textura “da cor” kkkk A textura da massa meio diferente, não dava taaanta liga. Mas foi de boa e ficou délicia.

Deixe um comentário

