Novo vício alimentício: Houmous/Hummus

Lá estava eu no supermercado Asda quando decidi bisbilhotar a parte de pastinhas e avistei o houmous, como eles escrevem aqui. Eu já tava há um tempo querendo comprar algo pra comer com cenoura crua e tava pensando em sour cream, mas lembrei que gostava do houmous do Líbanus, em Brasília. Peguei o tradicional, que leva grão de bico, gergelim, suco de limão e alho. Quando deu a hora do lanche fui logo pegando um pedaço de pão de forma pra experimentar e nunca mais quis parar de comer!! rs. Claro que depois do 2 pão não rolava mais comer, o gosto é meio forte e concentrado e enjoa. Mas enjoa só no dia, porque no próximo já estava pronta para outra.  Pra quem tem processador, liquidificador em casa rola até de fazer caseiramente.

Eu descobri que é super saudável, tem gordura boa, bastante fibra, ferro, magnésio, cálcio, vitaminas e mais um tanto de coisas que só nos fazem bem. Pra quem tá de dieta ou querendo comer mais saudável é ótimo e sacia bem.

Ana Maria Braga fez um no seu programa e essa é a receita:

-4 xicaras de chá de grão de bico cozido
-8 colheres de sopa de tahine*
-1 xicara de chá de limão
-4 dentes de alho
-1/2 xicara de chá de azeite
-sal a gosto
-3/4 de xicara de chá do caldo do cozimento do grão de bico

Num processador coloque 4 xícaras (chá) de grão de bico cozido, 8 colheres (sopa) de tahine, 1 xícara (chá) de suco de limão, 4 dentes de alho, ½ xícara (chá) de azeite, sal a gosto e ¾ xícara (chá) do caldo do cozimento do grão de bico e bata bem até formar um creme liso e homogêneo. Desligue o processador e sirva em seguida com pão árabe, pão de forma, torrada, legumes e o mundo é o limite.

*O tahine é uma pasta de gergelim,você pode comprá-lo em lojas de especiarias árabes ou fazer em casa. No site petitchef encontrei essa receita:
½ xícara de chá de Gergelim Branco
1 pitada de sal
água morna
1 colher de chá de óleo de gergelim

Moa as sementes de gergelim com o óleo e o sal, em um processador ou liquidificador, e adicione água morna até que fique como uma pasta.
Você pode comer o tahine com pães, legumes.

No Brasil nunca vi pra vender pronto em supermercado, mas pode ser que tenha! Aqui dá pra encontrar fácil nos supermercados perto de todas as outras pastas prontas.

Luh.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s