City of London- Cidade de Londres

Olhando pela internet vi um vídeo muito interessante contando um pouco da diferença de Grande Londres para Cidade de Londres. Pra quem não sabe em Londres existe um pequeno quadrado situado nas margens do rio Tâmisa, lá existem praticamente todos os bancos mundiais e dá pra diferenciar de longe pelos arranha-céus e prédio modernos. É quase que Brasília-Goiás, porque Brasília virou um quadradinho, mas com a diferença de que a Cidade de Londres veio primeiro que a Grande Londres e acabou virando tudo junto e misturado, mas a Cidade de Londres, que hoje chamamos apenas de “The City” ou apenas “City”, ainda tem autonomia política e financeira e uma polícias diferente! Quem diria.

O prefeito da City é chamado de O Honorável prefeito lorde de Londres, ele anda em uma carruagem, tem um chapéu bonito e trabalha sem receber. O prefeito da Grande Londres tem que vestir terno, anda de bicicleta (brincadeiras a parte) e trabalhar em um escritório.

Segundo o autor, há 2 mil anos atrás os Romanos durante suas guerras e expansões chegaram até uma terra na beira do rio Tâmisa e ali criaram uma cidade cercada por muros altos, chamada de “Londinium”. Por causa dos muros que a Londinium sobreviveu á varias idas e vindas dos Romanos por aquelas terras. Com essa terra cercada, perto de um rio que dava entrada ao mundo, Londinium enriqueceu com comércio. Mil anos depois William, o conquistador, chegou ás terras que cercavam Londinium e conquistou várias  atacando a população nativa, mas Londinium era mais difícil de conquistar pois estava protegida pelos muros e soldados. Em troca de ele aceitar que Londium tinha seus direitos, eles o chamariam de Rei. Logo depois disso William o conquistar começou a construir torres ao redor de Londinium para proteger suas terras dos Londiniums e dos Vikings.
Tempos depois muitos monarcas achavam que City of London era muito poderosa e por isso decidiram criar uma nova capital para todas aquelas terras, Westminster. Westminster tinha o trabalho de tirar toda a riqueza e poder da City of London. Ao longo do tempo Westminster cresceu em volta da City e a acurralou no meio. Então eventualmente todo mundo começou a chamar tudo de Londres. Mas no final City of London não é tão independente de Londres, como o Vaticano é de Roma.
A muralha que começou toda essa história praticamente não existe mais e virou mesmo tudo a mesma coisa.

É interessante conhecer essas histórias, porque eu passo SEMPRE pela City e nunca tinha pensando que aquilo ali era na verdade separado de Londres. Sempre pensei que fosse um bairro. Vivendo e aprendendo.

 

Luh.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s