Porque fazer intercâmbio?

Desde que eu tinha meus 10 anos de idade, eu importunava minha mãe pra viajar pra Disney. Nada. Quando cheguei aos 15 Disney já não me interessava mais e eu queria fazer intercâmbio pro exterior, na época EUA era a opção mais barata e eu queria ir pra lá. Nada. Minha mãe dizia não se sentir segura em me mandar pra um lugar onde não poderia me socorrer rápido, caso eu precisasse. Não tiro as razões dela, mas teria sido legal! Bom, depois de um tempo eu não pedi mais e já tava na faculdade.
Muita gente tira um tempo da faculdade pra fazer de 6 meses a 1 ano de intercâmbio, mas minha prioridade sempre foi terminar logo o ensino superior e nunca pensei nisso. Quando me formei decidi que iria passar pelo menos 1 mês estudando fora do país, eu me devia isso! Romero decidiu que iria também e nosso destino foi, claro, Londres.
Não foi o típico intercâmbio em casa de família ou residência estudantil, mas ficamos numa casa com outras pessoas desconhecidas e conhecemos muita gente de várias nacionalidades. Pra mim isso foi o mais legal, você poder conhecer e poder perguntar sobre a cultura dessas pessoas e poder falar um pouco do que você acha sobre o seu país. As pessoas da minha sala eram muito legais e o clima da escola também. Você também tem a oportunidade de nos finais de semana poder viajar pra países vizinhos e viajar barato.
Bom, no final, 1 mês passou voando e mesmo assim voltei pro Brasil com a sensação de fiz muitas coisas bacanas. Mas acabou que Romero conseguiu emprego em Londres e aqui estamos de novo! Resolvi fazer mais 2 meses de inglês, dessa vez em outra escola e quando terminar venho contar como foi.

Mas afinal, porque fazer intercâmbio é tão bom? Você aprende uma nova língua ou melhora seus conhecimentos, você passa a entender super bem tudo o que as pessoas falam, começa a ler automaticamente, conhece expressões internas que é difícil aprender no Brasil, ganha experiência de vida, tem contato não só com a cultura do país que você está, mas também com outras muitas culturas, tem acesso aos mais variados museus, parques, restaurantes. Você se torna muito mais independente, porque não tem mãe ou empregada pra fazer as coisas pra você, então se vira. Você aprende a lidar com as pessoas que têm costumes totalmente diferentes. Você aprende a dar valor ao dinheiro, porque precisa viver com dinheiro contado, pelo menos a maioria. Eu acho que só tem coisas boas e qualquer coisa ruim que aconteça, que não seja tão grave, no final acaba virando uma experiência de vida.

Eu tenho “planos” de fazer um mini intercâmbio na Espanha pra tentar aprender um pouco de espanhol, mas isso depois que terminar tudo por aqui em Londres e já estivermos quase voltando pro Brasil. Acho que seria importante tentar melhorar meu portunhol e agregar mais uma língua no meu currículo, mas isso são planos vagos e tem muita coisa pra rolar ainda. Quem me conhece sabe que sou fascinada por línguas e gosto de aprender independente de currículo ou não.

Agora, porque fazer intercâmbio em Londres? Muita gente fala que Londres não é muito ideal pra aprender inglês, porque por aqui tem mais estrangeiro que inglês. Isso é verdade, aqui mora muito estrangeiro e muitas vezes eles falam inglês, mas podem cometer alguns erros gramaticais e a pronuncia também nunca será a 100% correta. Mas, não acho que isso seja um grande empecilho, conheço gente que veio pra cá falando zero de inglês e depois de um tempo já estava falando e escutando super bem. Eu sinceramente acho que se no final você já consegue entender todos os tipos de sotaques é porque você se vira em qualquer lugar. Inglês americano vira “piece of cake”.

Londres é simplesmente a cidade mais legal que existe! Sério. Paris é super graciosa, Roma é muito legal pra conhecer monumentos e comer pasta, mas Londres é onde você quer morar. Aqui você tem o humor inglês, que é ácido e estranho, então você vai ver as festas e festivais mais estranhos e diferentes acontecendo. Aqui você encontra restaurantes inovadores, os ingleses não têm medo de inovar e nem de consumir coisas novas. Até na roupa, combinações doidas. Os britânicos têm todo um jeito único de ser e viver e quando você menos espera você tá que nem eles! Eu não pensaria 2 vezes antes de escolher vir pra cá.
Um prêmio pra quem leu tudo!

Luh.

Um pensamento sobre “Porque fazer intercâmbio?

Deixe um comentário

