Conhecendo o British Museum

O British Museum é um dos meus museus preferidos e acho que todo mundo que vai em Londres precisa ir lá conhecer. Eu fui a primeira vez em Abril e não deu pra ver tudo, então decidi que iria conhecer tudo e fotografar também. Ele fica super perto de uma área bem turística que é a Oxford Street. Mas se você não estiver por lá, acho que a melhor estação é a Russell Square Station.

O British Museum foi fundado em 1753 e foi o primeiro museus nacional a ter entrada franca. O número de visitas aumentou de 5 mil por ano no século 18 pra 6 milhões de visitas hoje. Tudo começou quando o fisicista  Sir Hans Sloane, que havia coletado mais de 71 mil objetos, quis que seus objetos fossem preservados depois de sua morte. Ele vendeu tudo pro rei George II por 20 mil libras. O British Museum abriu suas portas no dia 15 de janeiro de 1759, e sua primeira casa foi uma mansão do século 17, Montagu House.

No século 19 começou sua expansão, já que foram adicionados novas peças como o Parthenon e Rosetta Stone o British Museum precisava de uma nova casa e ai foi construído o prédio que hoje reside.

De lá pra cá foram só adicionando mais peças e objetos das mais variadas épocas e eras do mundo, principalmente Europa e Asia. As salas parecem um labirinto, tinha horas que eu achava que tava meio perdida, porque se eu fosse entrando nas salas que eu via primeiro depois era difícil saber se eu tinha deixado alguma pra trás rs Mas acho que deu pra ver quase tudo lá dentro.

O bom é ir seguindo uma ordem cronológica, comece por baixo e depois vá pro segundo andar e tente sempre evitar o impulso de ir entrando em toda porta que ver, porque assim você pode perder coisas que ainda faltavam. Olhe tudo da época que você estava olhando e só depois vá para outras, isso claro se você quiser ver tudo. Se você não tiver muito tempo, pegue um mapinha na entrada do Museu e escolha os que mais te interessam.

Eu vou dar umas dicas do que você não pode perder de jeito nenhum!

Começando com as esculturas do Egito. Você pode ficar surpreso, mas no British Museum tem umas coisas que você pensa “Como isso veio parar aqui??” E uma delas são as esculturas do Egito. Muito bacana e tem várias gravuras e desenhos de parede daquela época, tudo original viu?

No mesmo andar logo depois vem a parte das esculturas Gregas e um pedaço do Parthenon, que foi trazido pelo Lord Elgin em 1816. Desde então houveram algumas discussões sobre isso e o governo grego chegou a fazer uma campanha para que o British Museum devolvesse as peças, mas isso obviamente não vai acontecer. O que o museu alega é que graças ao Lord Elgin, essa peças foram poupadas de vandalismo ou danos naturais, já que o Lord Elgin foi o primeiro a se preocupar em salvar as peças que estavam enterradas.

Uma das coisas que mais chamam a atenção dos frequentadores do British Museum são as múmias. Todo mundo já ouviu falar delas, mas você já viu uma? Já viu seus caixões ou uma pessoa desmumificada?

A pele da múmia não se desintegra e por isso o corpo permanece intacto.

E as joias? Desde antes de Cristo as mulheres e homens gostavam de ostentar riqueza e beleza com peças de ouro. As joias da Europa do século 17 e 18 são as mais luxuosas e talvez até um pouco bregas.

O que eu achei bem bacana é que tinham muitas crianças com professores e artistas com seus caderninhos de desenho. Pra quem precisa estudar ou se inspirar não tem nada melhor do que ir direto a fonte com peças verídicas. Lá dentro tem infinitas eras, com vasos, objetos pessoais, pratarias europeias e muito mais. No mínimo 2 horas lá dentro.

Ah existem algumas lojinhas espalhadas pelo museu e se você quiser levar souvenir é uma boa comprar lá, já que o museu sobrevive de doações e do fundo das lojinhas. Tem uma loja que vende joias inspiradas, o que é bem legal.

Endereço: Great Russell Street, London WC1B 3DG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s