Victoria and Albert Museum

Minha meta é conseguir visitar todos os museus legais de Londres. Eu to sempre atenta ás noticias e novidades e sempre tem exposições novas acontecendo. Um dos museus que eu queira conhecer é o Victoria & Albert Museum ou carinhosamente chamado de V&A. Eu tinha escutado falar que era sobre história da moda e essas coisas, mas chegando lá você descobre que é MUITO mais que isso! British Museum agora está em segundo lugar no meu coração, porque o v&a virou meu favorito.

Pra chegar lá vá pra estação South Kensington e siga as plaquinhas que falam o sentido dos museus, assim você vai por debaixo da terra e não passa frio e nem tem que atravessar rua, lá mesmo tem a entrada subterrânea do museu, pra sair você pode ir pelo mesmo lugar ou sair pela rua, aproveite que tem a ruazinha com os restaurantes pra descansar.

O V&A é o maior museu de decoração e design do mundo, eles mantêm uma coleção fixa de 4,5 milhões de objetos. Foi fundada em 1852 e seu nome é em homenagem ao príncipe Albert e a rainha Victoria. Eles têm cerâmicas, vidros, tecidos, vestuários, pratas, joias, mobiliários, objetos medievais, esculturas, quadros e fotografias das mais variadas épocas e continentes, mas o grande foco fica na Europa. Eles têm objetos da dinastia Tudor, do rei Henrique VII. É gigantesco e eu nem sei quanto tempo eu fiquei lá dentro, mas eu acho que vi tudo.
Infelizmente tive problemas com minha câmera, porque ela ficou sem bateria. Mas deu pra tirar algumas fotos.

Quando você vai pelo subterrâneo a primeira parte que você vê são as esculturas e a parte de vestuários da Europa em várias épocas. Você verá muitos artistas desenhando as esculturas, muito mais do que no British Museum. Terá também muitos alunos de escolas de arte também.

Logo depois vem a parte da moda, que comparada com decoração e objetos é bem pequena. Eles estão tendo uma exposição paga chamada Ballgowns, vai até 6 de janeiro, com roupas de festa de várias épocas desde 1950 até hoje e custa a partir de 10£. A partir do dia 20 de outubro até 27 de janeiro terá a exposição de Hollywood Costume e custará a partir de 14£.
Mas tem uma boa parte de vestuário que você verá de graça.

 A área das roupas é uma pequena parte do museu, quase todo o museu é dedicado á peças de decoração, artes e objetos pessoais. Eu me esqueci de carregar a máquina e não consegui mais tirar fotos boas com meu celular pré-histórico, mas vale muito a pena, principalmente pra quem gosta de arquitetura, design ou de história mesmo, porque tudo ali tem uma história embutida.

Luh.

Um pensamento sobre “Victoria and Albert Museum

Deixe um comentário

