Viajando sozinho

Woman travelling alone

Depois que eu vi muitos colegas da classe do Inglês viajando sozinho eu percebi que eu sou meio menina da roça. Eu perguntava com a maior pena “Mas você está indo sozinho??” e a pessoa na maior calma “Sim, eu já fui pra tal e tal lugar sozinho”. E ai eu parei pra perceber que muita gente estava fazendo isso tranquilamente, as vezes rola de combinar com a galera da escola de viajar junto, mas não é sempre que calha de outras pessoas terem dinheiro ou disponibilidade no mesmo dia que você e por isso viajam sozinhos. E sabe que não é tão ruim assim? Nunca tive que viajar sozinha, sempre tenho alguém pra me acompanhar e nunca fui de querer fazer as coisas sozinha também, tipo ir passear em shopping ou almoçar fora sozinha. Mas ai que me vi morando aqui em Londres, uma cidade enorme e cheia de coisas legais pra ver e fazer. Depois da aula o Romero ainda tá no trabalho e como já to lá no centro seria um desperdício não aproveitar esse tempo e sair batendo perna por ai. Visitei alguns museus, fui em exposições de arte, almocei sozinha várias vezes e por mais jeca que pareca foi extremamente libertador pra mim e apesar de eu nunca ter morado em cidade pequena, me senti como uma menina de cidade pequena que vai pra cidade grande. Até porque eu podia ver tudo o que eu queria ver sem me preocupar se estou tomando muito tempo tirando fotos de uma coisa, se eu quiser passar duas vezes pelo mesmo lugar eu posso e eu fico o tempo que eu quiser. Imagino que uma viagem sozinha deve ser do mesmo jeito, você pode fazer as coisas que quiser e acordar a hora que quiser.
A Europa te dá isso, essa sensação de liberdade, talvez seja pela violência ser baixa, pelo clima ser agradável e as ruas e os transportes serem bons e eficientes. Meu sonho era me sentir assim no Brasil.

Viajar sozinho é legal porque você fica mais aberto a fazer amigos e talvez seja um bom exercício pra quem é tímido e provavelmente “piece of cake” pra quem é extrovertido, mas a verdade é que fazer amigos de várias partes do mundo em uma viagem é muito legal e provavelmente você encontrará outras pessoas na mesma posição.

-Se hospede em hostels ou bed and breakfast, esses lugares são pontos estratégicos de jovens e até pessoas mais velhas que estão viajando com o intuito de conhecer pessoas. Muitos estão viajando sozinhos ou em grupo, mas o mais importante é que  será bem fácil fazer amizades de viagem.

-Fazer walk tours também é uma ótima maneira de fazer amizades, porque você vai ficar algumas horas andando com essas pessoas e puxar uma conversa nunca será tão fácil.

Eu fiz uma pesquisa sobre dicas de cuidados para pessoas que irão viajar sozinhos, até porque viajar sozinho tem suas vantagens e desvantagens.

-Sempre saiba exatamente o preço de todos os transportes que for fazer, principalmente táxi. Taxistas tendem a querer se aproveitar de turistas e um sozinho é muito mais fácil. Por isso se achar que tá abusivo vá em outro táxi e pergunte o preço da corrida.

-Descubra sempre se o local que você se hospedará estará aberto a check-in se você chegar de madrugada, mas se você for mulher tente reservar voos que cheguem durante o dia pra evitar ter que andar em ruas desertas até o hotel.

-Se você tiver uma intuição de que qualquer coisa é furada é porque provavelmente seja mesmo.

-A noite nunca ande em ruas muito escuras e desertas, esteja sempre perto de muita gente e com uma boa iluminação.

-Fazer amigos em viagens solos são sempre uma boa pedida, mas cuidado ao se abrir pras pessoas que você não conhece.

-O cuidado com os documentos são muito importantes, mesmo com outras pessoas com você a chance de ser furtado sem perceber é muito grande, então compre aquelas carteiras de cintura e deixa seus documentos bem escondidos. Nunca deixe passagens e documentos importantes dentro de uma bolsa avulsa, se deixar em bolsa sempre bem apertada contra o corpo.

-Se você é mulher e está viajando sozinha é sempre importante prestar atenção ao que está vestindo. Vestir roupas provocantes, com muito decote ou shorts curtos atraem atenções muitas vezes indesejadas pra quem está sozinha em um lugar estranho.

 

Um pensamento sobre “Viajando sozinho

Deixe um comentário

