Bolo de cenoura+coisas que aprendi na cozinha

Eu adoro cozinhar, principalmente bolos. Me lembro quando minha avó ainda estava viva e ela ficava rindo das minhas aventuras na cozinha, toda semana era uma receita nova. O negócio é que até cocada de microondas eu já me aventurei e olha que até ficou bom.
Eu não sou lá grande cozinheira, mas toda vez que vou fazer algo eu aprendo uma coisa nova e acho que é exatamente assim que deve ser, tem gente que não cozinha porque fica com medo de fazer errado e ficar ruim, mas a graça é essa! Pode não ficar bom de primeira, mas é só corrigir na segunda.

Isso tudo pra falar do bolo de cenoura que eu fiz há um tempinho atrás haha. Eu peguei a receita no ICKFD e fui pra cozinha. Bolo de cenoura parece ser fácil de fazer, mas as chances de dar errado é grande viu? A menina que trabalha lá em casa diz que nunca consegue deixar o bolo bom. Acontece que eu nunca tinha feito bolo de cenoura e eu tenho a regra de seguir a risca as receitas, não sou cozinheira e não costumo arriscar adaptações, MAS eu sempre achei que essa história de manteiga/margarina sem sal nas receitas não era muito importante e foi ai que salgadamente eu me enganei! hahahaha.

Fiz o bolo bonitinho e fui fazer a ganache, tinha tudo pra ficar lindo, brilhante e com um leve toque de mel. Botei no bolo e experimentei…tava salgadinho! Eu jurava que era o bolo, mas lembrei da margarina com sal na calda e era a danada. Mas uma coisa com bolo de cenoura é que não importa se tá salgadinho, mas como faz pra parar de comer? Sério, é tipo viciante e por isso se você está de dieta não tente essa receita em casa! Essa história de só um pedacinho nunca dá certo.
Mas sabe que o sal até deu um toque gourmet rs Porém aprendi a lição e agora só margarina/manteiga sem sal!

  • 2 cenouras grandes – Aproximadamente 220 gramas depois de limpas (EU MEDI)
  • 200 gramas de óleo de canola
  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 400 gramas de açucar
  • 240 gramas de farinha de trigo
  • 8 gramas de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal

INGREDIENTES DA GANACHE

  • 170 gramas de chocolate amargo 56% (aqui fica a escolha da pessoa né?)
  • 1 colher de chá de mel
  • 100 gramas de manteiga SEM sal (fica a critério também a quantidade de manteiga)

PREPARAÇÃO DA MASSA

1. Unte uma forma redonda, enfarinhe e retire o excesso de farinha.
2. Pré-aqueça o forno a 220 graus.
3. Bata no liquidificador as cenouras, previamente cortadas em rodelas, o óleo, os ovos, a pitada de sal e o açúcar. Bata até que tudo esteja bem homogêneo e sem pedaços.
4. Coloque a mistura em um bowl e peneire a farinha de trigo e o fermento por cima. Acrescente a colher de chá de sal e misture com uma espátula de baixo para cima.
5. Despeje a massa na forma e leve ao forno.
6. Depois de 5 minutos, abaixe a temperatura do forno para 200 graus e asse por mais 30 minutos. Virando a forma depois de 20 minutos.

PREPARAÇÃO DA GANACHE

1. Quando o bolo estiver pronto, pique o chocolate, corte a manteiga em cubinhos e coloque-os em um bowl junto com o mel.
2. Derreta tudo em banho-maria, misturando lentamente com uma espátula.
3. Jogue por cima do bolo.

O site é bem bacana e dá pra encontrar as mais variadas receitas e vídeos de sobremesas.

Luh.

Deixe um comentário

