Abrindo conta bancária em Londres

Eu ainda terei outros posts pra quem tá vindo morar aqui em Londres e hoje eu vou falar sobre abrir conta em banco.

Uma das dificuldade do recém chegado é ter o comprovante de residência, se você alugou um apartamento com agência imobiliária eles podem fazer uma carta “oficial” comprovando sua residência, alguns bancos aceitam isso como comprovante. Se vier com marido/esposa e alugarem um apartamento só para os dois,  na hora de registrar água, luz, telefone (ou o que for) dividam os nomes pra quando vier a conta ter mais um comprovante. Conta de celular também é válido. No meu caso eu consegui na Barclays abrir com a carta do Insurance Number, a que vem com seu número.

Pra quem tá chegando e não tem emprego ainda ou tá recém contratado eu aconselho abrir uma conta corrente básica, sem anuidade. Depois de um tempo se você conseguir uma renda boa pode progredir pra ter o cartão de crédito também.

É importante ter uma conta corrente na hora que for procurar emprego, quase sempre eles perguntam se 1) Você tem Insurance Number? e 2) Você tem uma conta em seu nome pra receber o salário?

Pra quem tem passaporte europeu muitas vezes eles te contratam sem você ter nenhum dos dois e você tira o mais rápido possível, mas quando somos imigrantes e apesar de podermos trabalhar legalmente por aqui eles ficam com pé atrás se você pode mesmo trabalhar ou não. A imigração pega pesado com quem contrata ilegais e os empregadores ficam extremamente neuróticos com isso.

Bancos

Existem vários bancos por aqui e os mais cotados pra quem tá iniciando a vida por aqui é HSBC e o Barclays. Eu tentei abrir no HSBC, mas não tinha nenhum tipo de comprovante de residência que eles aceitavam, se você vem como estudante eles têm uma conta chamada Passport e você abre com um comprovante do seu país mesmo, o único porém é que a anuidade é 8 libras por mês, se não me engano, e ele é válido por 6 meses podendo postergar. Na Barclays eles aceitaram minha carta do IN e tentei abrir uma conta simples por lá, sem anuidade. Eu não estou trabalhando ainda e eles não aceitaram abrir uma conta corrente, talvez uma conta poupança ele abram.

Então fui atrás do Santander, o pedido é feito por correio! Você vai no site deles e pede pra abrir uma conta bancário simples, imprime o formulário, preenche, bote em um envelope, coloque o e-mail e jogue em uma das caixas de correios vermelhinhas, apenas isso! Eles têm o sistema pré pago dos correios então você não paga o envio. Eles só abriram minha conta depois que eu mostrei meu visto de 5 anos, porque o meu de 6 meses estava vencido já. Acho que o visto de 6 meses se não estiver vencido também dê pra abrir, melhor tentar.  Leva em média 1 semana pra eles te mandarem a resposta e se for aceito eles vão mandando os documentos, cartões, senhas e etc.

Se você já tiver emprego ai vai ser tranquilo abrir em qualquer banco.

Os bancos que temos no Brasil e que têm aqui também muitas vezes não tem ligação um com o outro, o Santander daqui e do Brasil são distintos e você ter uma conta lá não quer dizer que você possa abrir uma extensão dela aqui. O Banco do Brasil tem uma agência aqui, mas pra fins de câmbio! Eles não abrem e nem gerenciam contas.

Qualquer dúvida, poste nos comentários e vejo se posso ajudar!

Luh.

PS.: Isso aconteceu na Barclays, então não posso afirmar que outros bancos fazem isso. Como eu ainda não estou trabalhando aqui, eles ficaram me perguntando mil vezes porque eu queria abrir a conta corrente. E eu expliquei mil vezes que não fazia sentido eu ficar pagando iof usando meu cartão do Brasil, que apesar de não trabalhar aqui tenho dinheiro mensal e que como irei ficar 6 meses sem passaporte eu preciso abrir a conta agora pra poder receber salário quando arrumar emprego. Mesmo assim a mulher ficou enchendo o saco. Se você já tem emprego é bem mais fácil abrir uma conta corrente, mas quem ainda não tem e quer abrir uma conta na Barclays fique avisado hehe.

Deixe um comentário

