EEA2 Residence Card e EEA1- Parte I

Então vamos começar com a segunda etapa (e mais dolorosa) do processo de manter residência aqui no Reino Unido, como familiar de Europeu. Esse visto é válido por 5 anos e você não pode ficar mais de 6 meses fora do país, exceto em casos de doença, estudos, parto e outros casos excepcionais.

Primeiro eu vou traduzir o que tem no site e na parte dois irei dizer como foi meu processo.

Quando aplicar, caso tenha o Family Permit

Se vier pra cá com o Family Permit, ele é válido por 6 meses, caso esse tempo passe você não ficará ilegal no país, mas não pode viajar e voltar mais como residente e nem trabalhar a não ser que tire o visto de novo antes de retornar. Você pode pedir o EEA2 a hora que quiser, seja assim que chegar ao país ou perto/depois do visto vencer.

Como enviar os documentos?

Você vai enviar todos os documentos pelo correio (Post Office), para o endereço que tem no formulário. Esse visto é gratuito e você paga apenas o valor da postagem do correio. O ideal é enviar next day delivery e enviar junto um envelope já pago, assim eles irão te mandar o visto e os documentos next day delivery também. No site do Post Office você pode encontrar onde tem um correio próximo de você e também utilizar o número de rastreio pra saber se os documentos já chegaram lá e também quando eles postarem de volta.

Endereço para o formulário: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/eea/eea21.pdf

Imprima o formulário e preencha.

Quais documentos enviar?

-Seu passaporte, não pode estar expirado e o ideal é não enviar com a data próxima a vencer também.
-Passaporte do cidadão europeu.
-Certidão de casamento/Certidão de Nascimento/Comprovação do seu relacionamento com o cidadão caso seja relacionamento estável (precisa comprovar mais de 2 anos vivendo junto). Traduzido para o inglês, caso seja parente precisa comprovar que é dependente da pessoa e apenas parente próximo.
-2 fotos em tamanho de passaporte daqui, se você tirou as fotos para o Family Permit, é a mesma.(Não cole a foto, apenas prenda com um clips no papel).
-Comprovantes de que o cidadão está exercendo os direitos aqui: Contra-Cheque, Comprovante de escola (caso seja estudante), Carta de empregador, Comprovante de que tem dinheiro suficiente (caso seja auto suficiente).
-Comprovante de residência no nome do cidadão e se você tiver no seu, também.
-Não é preciso mandar fotos ou cartas, mas muita gente envia por via das dúvidas.

No formulário terá um check list de documentos e ai fica bem mais fácil organizar o que você precisa enviar ou não, porque cada caso precisa de um tipo de comprovação diferente.

Tempo de processamento

Eles lidam com o processamento do visto em até 6 meses, podendo durar menos. Mas as vezes eles demoram mais que os 6 meses e ai que entra a dor de cabeça, mesmo eles estando errado não dão muita bola caso você reclame pelo telefone. Se tiver muito afim mesmo o ideal é procurar um advogado e ver quais suas chances de entrar com um processo.
Existem raros casos que eles mandam fax pro trabalho do europeu pra saber se a pessoa ainda trabalha lá e também podem agendar entrevistas lá em Liverpool.

Certificado de Aplicação do visto

Depois que mandar seus documentos você deve receber pelo correio uma carta que irá lhe dizer que seus documentos chegaram lá direito, e se você tem ou não direito a trabalhar nesse período (Se você não for casado, eles não garantem o direito a trabalho durante o período que eles estão avaliando seu visto). Terá também o seu Case ID, que é o número que você sempre usará caso quiser pedir documentos ou saber informação pelo telefone.

Essa carta é prevista pra chegar em 1 a 2 meses depois de você enviar os documentos, pode demorar menos ou mais, mas se demorar mais liga lá e faça pressão.

Pedindo documentos de volta

Se você precisar pedir algum documento de volta, você precisará mandar um formulário para o e-mail LiverpoolEuro.PassportReturns@ukba.gsi.gov.uk. O formulário você encontra: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/aboutus/contact/return-of-documents/, onde tem o
“To request the return of documents from any other application for permission to stay in the UK or an application for British Citizenship” e clica no Return of document request form. Irá começar o download do formulário, preencha e mande para o e-mail. No campo de assunto do e-mail coloque o nome do aplicante principal, no caso o não europeu, e o Case ID. No formulário terá outro e-mail, ele não é o certo, mas se quiser mande para os dois e-mails.
Se você pedir o passaporte do não cidadão europeu e não vier com o visto, depois eles irão enviar em um papel A4, ele servirá do mesmo jeito, apenas não estará colado no passaporte. 

Ligando lá pra pedir informações

Ligar para o UKBA é quase sempre inútil, eles sempre irão falar que não podem dar informação e que seu caso está sendo processado. Mas se você quiser fazer algum tipo de pressão, caso eles estejam demorando. O número é 01516725626, opção 1 e depois opção 2.

Mudei de endereço e quero comunicar ao Home Office

Vá para esse endereço e preencha o formulário
 https://contact-ukba.homeoffice.gov.uk/aboutus/contact/changeAddress/update-my-details/

Se o visto for negado o que fazer?

Se o seu visto for negado por falta de provas ou por qualquer outro motivo que eles alegarem, você pode ou começar tudo de novo ou apelar. O jeito mais fácil e indolor é começar tudo de novo, mas se você quiser apelar e tentar reverter o caso eles enviarão junto com a carta de negação dando as informações de como proceder. Eles apenas irão reconsiderar em casos excepcionais e apenas se tiver algum erro nos documentos que você enviou, se for apenas por falta de provas eles falam pra começar do zero e adicionar as provas adicionais.

EEA1

O EEA1 é um certificado de residência do cidadão europeu no Reino Unido, ele não é obrigatório, mas é muito recomendado pedir ele no momento que você pedir o seu EEA2. Imprima o formulário e mande junto com o seu. Os documentos que você está enviando servirá para os dois pedidos, não precisa mandar dobrado. A única coisa que precisa são 2 fotos de passaporte para o europeu.

http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/eea/eea11.pdf

Acho que cobri as dúvidas básicas sobre como aplicar pro EEA2, é muita dor de cabeça porque ficamos muito tempo sem documentação e viagens e coisas importantes sempre aparecem logo nesse período. O ideal é mesmo fazer tudo que precisa fazer com o passaporte antes de aplicar, tipo abrir conta em banco, contas de casa, alugar apartamento, conta de celular, viagens e etc.

PARA IR PARA A PARTE II

Luisalogo

Anúncios

18 pensamentos sobre “EEA2 Residence Card e EEA1- Parte I

  1. Luisa, muito legal o seu post! Nao vejo a hora de vc contar como foi a sua experiencia. Me mudei para o Reino Unido há 1 mes e meio. Sou cidada europeia, mas meu marido não é. Tudo tem dado super certo, mas ainda não consegui emprego 😦 . Adoro seu blog!!! um bju!

      • Oba! Adorei a parte II. Parece ser bem mais simples, mesmo. Sim, ele veio com Family Permit. Foi bem tranquilo o processo no Brasil. Vou acelerar o job haunting para terminarmos de vez com esse assunto. Ah, mudando um pouco de assunto, gostei mto da dica do cara que vende sanduiche de ribs ! Bju

  2. Pingback: EEA2 Residence Card- Parte II | Entre ir e vir

  3. Oi Luisa,
    Primeiro queria dizer muito obrigada pelas informações, são muito úteis. Eu e meu marido chegamos aqui faz 1 mês, confesso que tem sido um pouco mais difícil do que esperavamos, porém continuamos na luta. Rsrsrs…
    Eu infelizmente não consegui abrir conta no banco com meu family permit, pq quando vim já tinha passado bem dizer 1 mês da emissão e eles pedem nos bancos pelo menos 06 meses de visto, mesmo eu explicando toda a situação disseram para eu esperar até chegar a residência. Meu permit só expira em Agosto, mas já estou na caça de informações pq quero aplicar o quanto antes.
    Mais uma vez super obrigada pela atenção e por dividir com a gente suas experiências, já que aqui é tão difícil achar alguém disposto a ajudar.
    Bjo. 🙂

    • Ei Patrícia, é verdade você até encontra informações na internet, mas mesmo assim não tiram todas as dúvidas, por isso eu tento colocar tudo que eu tive dúvida e tive que descobrir depois de muito suor rs.
      Eu ainda não abri conta em banco acredita? Por causa do visto também, já pedi de novo com o novo visto e vamos ver se vai dar.

      Beijos

  4. Ai que coisa né, provavelmente comigo vai ser +- assim também, vou aguardar vir o RC e tentar novamente. Acho que desanimei um pouco de Londres por causa dessas coisas todas, mas acho que conseguindo um trabalho (que é outra, se não a maior dificuldade) já vai dar uma animada. rsrs.
    Fica tranquila que o seu agora vai dar certo, com certeza.
    Bjo.

  5. Luisa usei seu site como suuuper help para o Family Permit e já estou com ele na mão =). Embarcamos em junho e agora estou vendo o processo do EEA2. Este seria o segundo passo após o Family Permit? Li em algum lugar que antes de pedir residence teria que “renovar” o family permit por mais dois anos. Sabe algo a respeito?

    A minha dúvida é se eu poderia continuar trabalhando mesmo com o visto expirado. Você sabe?

    O negócio é não sair do país até chegar o residence card certo?

    Beijos e obrigada pelas dicas!

    • Olá Tainah,

      Depois do Family Permit é o EEA2. Você pode pedir o EEA2 quando quiser, mesmo se o FP ainda não expirou. O FP sempre será com validade de 6 meses, então não procede isso de renová-lo por 2 anos.
      Os casos de pessoas que renovaram o FP deve ser porque viajaram pro seu país natal e o visto venceu nesse tempo, então tem que renovar pra poder entrar de novo.

      Se você já estiver trabalhando quando o visto vencer, você terá que mostrar pro empregador que você já pediu o EEA2, o Ukba te manda uma carta (pode variar entre 1 e 2 meses) que certifica que seu pedido está em analise e te dá direito a trabalhar ou não. Quem pede na base de relacionamento estável não tem direito a trabalhar nesse período. A carta tem validade de 6 meses, que é o tempo que eles estipulam pra te dar o visto.

      Quando você pede o EEA2 eles ficam com seu passaporte e do cidadão europeu, mas se por acaso você ou ele precisar do passaporte você pode pedir de volta sem que eles cancelem o seu pedido, mas se você pedir o seu e não vier com o visto, quando eles forem emitir, será em um papel A4 e não grudadinho no passaporte.

      Quando você receber a carta de confirmação você pode pedir só o passaporte do europeu, assim se ele precisar viajar por algum motivo ele vai poder, mas no caso de quem tá pedindo o visto eu aconselho a esperar, pedir de volta só em casos de emergência mesmo.

      Beijos e boa viagem!

      • Luisa,

        Obrigada pela resposta. É muito bom achar alguém que já passou por este processo para trocar experiências!

        Seu site me ajudou muito! Mais uma perguntinha. É recomendado já estar empregado antes de pedir o EEA2?
        Você sabe se geralmente a pessoa que é casada legalmente consegue direito de trabalhar neste período?

        Beijoss

      • Sim, é bom já ter arranjado emprego antes do EEA2, porque quando você for pedir o EEA2 você vai ficar sem o passaporte, em muitos casos só depois de 1, 2 meses é que eles mandam a carta dizendo que você pode trabalhar enquanto eles avaliam seu visto, então se você já tiver emprego fica mais fácil. Tire cópias do passaporte antes de enviar.
        Sim, quem é casado legalmente tem o direito.

        Beijos!

  6. Olá.

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, é muito interessante e útil.

    Estive lendo as informações a respeito do Residence Card, e não entendi muito bem a informação com relação ao pedido dos documentos de volta, que vc postou no dia 10/05/2013, onde diz que quando solicitado, e caso venha sem o visto, em seguida virá em uma folha separado, porém, na sequência, vc disse para pedir somente em casos de emergência, então pergunto, o processo não será concluído mesmo assim?.

    Minha situação é a seguinte, cheguei em Janeiro de 2013,tenho cidadania Italiana, e minha esposa veio com o permit family, aplicamos para o Residence em 28/05/2013, porém, precisamos viajar para o Brasil no próximo dia 20/08 – férias das crianças -, já estamos com as passagem compradas, estou pedindo a devolução do meu Passaporte Italiano e o dela, o que vc acha?

    Segue abaixo os parágrafos do post a que me referi.

    Quando você pede o EEA2 eles ficam com seu passaporte e do cidadão europeu, mas se por acaso você ou ele precisar do passaporte você pode pedir de volta sem que eles cancelem o seu pedido, mas se você pedir o seu e não vier com o visto, quando eles forem emitir, será em um papel A4 e não grudadinho no passaporte.

    Quando você receber a carta de confirmação você pode pedir só o passaporte do europeu, assim se ele precisar viajar por algum motivo ele vai poder, mas no caso de quem tá pedindo o visto eu aconselho a esperar, pedir de volta só em casos de emergência mesmo.

    Obrigado.

    • Olá,

      Eu falo em caso de emergência, no caso de pedir apenas se precisar e não pedir apenas por pedir, porque as pessoas pensam que pedindo seu passaporte de volta pode vir com o visto. Vou modificar isso no meu texto.
      No caso de vocês é realmente necessário e não tem problema nenhum. Na passagem de volta o visto Family Permit dela ainda vai estar na validade? Se já tiver passado a validade tem que pedir de novo o visto no Brasil antes de voltar.

      Abraços,

      Luísa

  7. Olá Luisa,

    meu nome é Alexandre, sou brasileiro casado com uma portuguesa, estamos em Londres a dois meses já! Gostaria de saber se eu posso aplicar o EEA2 junto com minha esposa o EEA1, sendo que não vim com o Family Permit do Brasil? Preciso do FP para aplicar o EEA2??

    Obrigado
    Alexandre

    • Ola Alexandre,

      Não é obrigatório ter o FP pra tirar o EEA2…o que dizem é que a taxa de refusa é grande. Mande varias fotos, e-mails trocados ou qualquer coisa que prove o relacionamento de voces.

  8. Pingback: EEA Family Permit, como funciona? PARTE I | Entre ir e vir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s