EEA2 Residence Card- Parte II

Eu acabei deixando pra fazer o EEA2 quando tivesse pra vencer meu visto de Family Permit, porque queria aproveitar pra viajar durante os 6 meses. Então faltando alguns dias eu enviei os documentos do EEA2 e EEa1 next day delivery e com o envelope já pago pra eles devolverem.

Levou um mês pra eles mandarem a carta de confirmação de aplicação do visto, que vem dizendo se você tem direito a trabalhar ou não e também o seu ID Case. Quando você envie o EEA2 e o EEA1 juntos, é só um ID case e uma cartinha também, não é uma carta pra cada não. A partir dai começou o desespero pra pedir o passaporte do meu marido de volta, ele vai viajar agora no começo de Abril e ia precisar do passaporte dele pra voltar pra cá, mandamos o primeiro e-mail (Ver como pedir documentos de volta) e esperamos 1 semana, como não enviaram enviamos o segundo e-mail e esperamos mais uma semana e nada novamente, ai pense num desespero! Então eu fui pesquisar mais como pedir o passaporte de volta e descobri que tinha que enviar um formulário preenchido e botar no assunto o nome do aplicante principal e o ID Case, nós estávamos enviando as informações por escrito no corpo do e-mail, eles não respondem seu e-mail dizendo que tá errado e que vão ignorar seu pedido, eles apenas ignoram. Depois do terceiro e-mail uns 3/4 dias depois eles postaram algo no correio e ai veio a ansiedade pra saber se iriam enviar meu visto também. Veio o passaporte dele, o EEA1 dele e meu passaporte com o EEA2! Não demorou nem 2 meses direito!!  Eles enviam todos os documentos que você enviou de volta, não ficam com nada.

O HO tem dessas coisas de quando começa a ficar muito processo acumulado eles começam a fazer mais rápido as aplicações novas pra não acumular mais ainda e eu tive a sorte de mandar no período que eles estavam fazendo isso, porque o normal é esperar de 5-6 meses, infelizmente. É preciso ter muito cuidado com eles, porque eu vejo cada história cabeluda da desorganização deles que eu fiquei morrendo de medo. Então mande tudo direitinho, não minta e torça pra não ter o azar deles bagunçarem o seu caso.

Os documentos que enviei para comprovar os Treaty Rights do EEA e comprovar meu relacionamento.

-Contrato de emprego dele.
-3 últimos contra-cheques.
-Uma comprovação de endereço (pode ser conta de banco, telefone..) Eu enviei apenas no nome dele, porque não tenho.
-Contrato de aluguel de apartamento que está no meu nome e o dele.
-Meu passaporte.
-O passaporte dele. (Nesse caso não pode ser cópia, precisa ser o original mesmo)
-Certidão de casamento e tradução que fiz no Brasil.

Opcionais que você pode enviar caso não tenho o Family Permit:
-Fotos de várias ocasiões, cartas, conta conjunta e etc.

Querendo ou não o processo de preencher formulário e juntar documentos é muito mais tranquilo que o Family Permit, mas em compensação a espera e possível descaso do escritório de imigração aqui é muito pior.

Luísa P.

2 pensamentos sobre “EEA2 Residence Card- Parte II

  1. Pingback: EEA Family Permit, como funciona? PARTE I | Entre ir e vir

  2. Pingback: EEA2 Residence Card e EEA1- Parte I | Entre ir e vir

Deixe um comentário

