Stratford-Upon-Avon, a cidade de Shakespeare

Uma das minhas metas é conhecer melhor o interior da Inglaterra e algumas capitais importantes. Um dos destinos que escolhi é Stratford-Upo-Avon, uma cidade que fica a 2:30 de Londres, indo de trem pela estação Marylebone. A cidade virou uma super atração turística, porque é a cidade que Shakespeare nasceu e morreu. Sabendo disso, você pode chegar a conclusão que uma ida até a cidade se baseia em conhecer sobre ele. Muito da arquitetura local já é de tijolo, mas as casas de Shakespeare e sua família foram preservadas no seu estado natural e são o patrimônio da cidade.

DSC01564 copy

A cidade em si é bem pequena e extremamente agradável! Se não tivesse tanto turista seria uma daquelas cidadezinhas de interior dos sonhos…calma, tranquila com paisagens lindas.

DSC01s604 copy

Untitledd-1 copy

Durante o trajeto de Londres pra Stratford vão surgindo algumas outras cidades pequenas e muito bonitas, tem muito campo também com uma flor amarela, não sei qual é, que deixa a paisagem muito agradável. Inclusive, uma das paradas do trem é em Bicester, onde fica uma cidade de Outlet.  A estação de Stratford é bem pequena e simples e fica muito perto do centro, é só ir seguindo todo mundo haha

Untitled-1 copy

Lá no centro terão muitas lojas de roupa, algumas redes de comida porcaria e vários restaurantes ingleses e o Italiano que nós fomos em Oxford, Bella Italia. O centro é onde fica também a casa de Shakespeare, em uma rua cheia de restaurantes e bares, e também onde fica a praça com o lago. Não sei se é algo frequente ou só de domingo, mas estava tendo uma feirinha com artesanatos, doces caseiros e comida de todo tipo. Nós optamos pela cachorro quente com a salsicha tradicional inglesa, mas acho que teria gostado mais da comida da barraquinha espanhola. Por ali tem um campo grande que dá pra fazer picnic ou simplesmente descansar, e não é só turista que aproveita as tardes de domingo na praça não, muitos moradores estavam por lá. Tem também a opção de alugar um caiaque e você mesmo remar ou fazer um river cruise.

No dia que fomos estava alternando entre sol de queimar e friozinho, eu não tava assim com tanta disposição pra andar muito, porque as casas são meio distantes umas das outras, então decidi fazer o sightseeing, que custou 12 libras e você pode descer na atração que quiser e depois é só esperar o próximo ônibus passar e continuar o trajeto e tem um guia de auto falante explicando e contanto histórias, em inglês. É uma boa opção, porque as fazendas da família da mulher e da mãe de Shakespeare ficam bem longes do centro pra ir a pé. Em praticamente todas as casa você pode entrar, mas custa meio caro, se quiser mesmo entrar vá preparado! Se quiser só entrar em uma, a de Shakespeare para adultos custo 14.50 libras, e talvez seja a melhor opção.

DSC01601 codpy

É uma viagem de 1 dia só mesmo, nós almoçamos no parque, fizemos o tour com o ônibus, andamos um pouco pela cidade, fizemos uma caminhada pelo parque, sentamos no banquinho mais afastado e fizemos um lanchinho. O que ficou pra mim da cidade é que deve ser gostoso morar lá se você não curte a vida agitada da capital. Um pouco mais afastado do centro tem umas casas muito fofas e  como é longe do burburinho turístico é muito tranquilo.

Untitled-1 copjy

A igreja da cidade é onde Shakespeare está enterrado. Quando as pessoas morriam em Stratford elas eram enterradas no jardim da igreja e depois de uns anos a ossada era retirada e queimada, ainda hoje tem bastante pedras com os nomes das pessoas, provavelmente é a única coisa que sobrou mesmo. Shakespeare não queria que sua ossada fosse tocada e retirada da igreja e por isso pediu pra ser enterrado dentro da igreja e ainda botou na sua pedra que se alguesse tocasse na ossada dele seria amaldiçoado haha.

fazendas

As fazendas das famílias da mulher e da mãe de Shakespeare.

shakes

 

A casa onde Shakespeare nasceu, onde eu estou na frente, a casa onde ele morou até morrer e a casa de uma das filhas dele.

Fact 1: No tour ficamos sabendo que naquela época ninguém tomava banho, os mais limpinhos tomavam 1 banho por ano, imagina os mais sujinhos! hahaha. Quando chegava a época de tomar banho enchiam uma banheira e as pessoas iam tomando na mesma água. Começava de forma hierárquica, primeiros os senhores da casa, depois as crianças e depois os serventes, também em forma hierárquica. Imagina o último a tomar o banho, saia mais sujo do que entrou coitado.

Fact 2: A família do William Shakespeare com sua mulher não tem descendentes vivos hoje. Dos filhos que sobreviveram uma não teve filhos e a outra teve filhos, mas os filhos dela não tiveram. Meio trágico né?

Fact 3: W.S praticamente não viu suas peças impressas, 7 anos depois de sua morte seus amigos de teatro compilaram tudo e publicaram.

 

Obs.: Fiquem de olho nos horários de volta! É muito espaçado entre um trem e outro e se você chegar na estação na hora errada vai ter que esperar um bocadinho, tipo a gente! hahaha A gente tava tão cansado que decidimos esperar ali mesmo ao invés de voltar pra cidade.

 

luisa foto blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s