Viajando com a Condor

A Condor é uma cia. mais ou menos nova no Brasil, ela é alemã, mas pertence ao grupo inglês Thomas Cook. A sua base por enquanto é em Recife e ela realiza voos pra Europa. Quando eu tava procurando passagem pra voltar do Brasil, já eu tinha a ida, eu tava ficando horrorizada com os preços da TAM e afins, se eu comprasse ida e volta 3.300 reais, se eu comprasse só ida 3.100 reais. Teve uma hora que decidi usar o Mundi.com.br e apareceu a Condor só a ida por 1.300 reais! Eu entrei em frenesi né? Mas ai veio aquele medinho, nunca tinha ouvido falar dessa cia. Fui pesquisar bastante e me acalmei.

A Condor segue o esquema daqui da Europa, comprar ida e volta não fica o mesmo preço de só ida e isso é muito útil pra quem vai e não volta, é muito chato você ter que comprar a passagem de volta e ficar na agonia sem saber se vai poder usar mesmo na data que você marcou, essa da TAM eu por pouco não ia conseguir usá-la. Na hora de reservar eles pedem o nome inteiro igual o passaporte, meu sobrenome é grande e não coube tudo então depois de comprar a passagem eu mandei um e-mail pra eles, em inglês, e eles alteraram o nome na passagem. Em último caso, se seu nome não couber também bote apenas o último sobrenome e mande um e-mail pra eles. Um ponto ruim deles é que mesmo tendo voos pro Brasil e saindo do Brasil eles não têm um call center em português, tudo tem que ser resolvido por e-mail ou telefone em inglês também, mas o número é da Inglaterra, então não rola muito pagar chamada internacional né? Eu mandei e-mail e eles me responderam depois de 1 dia se não me engano e resolveu, sem a chatisse das cias brasileiras, o meu problema com o nome. Eu mandei pra esse e-mail reservation.pt@condor.com e precisa estar escrito em inglês.

Eu sei que em voos dentro da Europa você só pode carregar uma mala de até 20kg, mas acho que as regras do Brasil de que você pode levar 2 de 32kg se aplicam no caso, já que o voo tá saindo do Brasil, mas se o voo se origina na Europa ai acho que só 1 de 20kg mesmo. Eu levei só 1 de 20 kg e pronto. O check-in em Recife foi tranquilo, mas a moça do meu lado tava tendo problemas com o que? Nome! Mas acho que ela deu uma viajada, pelo que pude escutar haha, parece que ela botou na passagem o suposto nome do marido sueco dela, mas no passaporte não tinha nada de sobrenome sueco e por isso não pode fazer check-in até resolver. Eles são super pontuais e na hora certa o voo tava decolando.

O serviço de bordo é um caso a parte, é meio diferente do que eu já tive na TAM. Eles demoraram horrores pra servir o jantar, eu tava quase comendo papel já! Primeiro que tem só um carrinho pra cada lado e vai até lá na frente do avião e eu tava na última fileira!! Depois que eles passam primeiro servindo bebidas, depois de um século pra pedir a bebida eles ainda levaram outro século pra começar a servir o jantar e bebida de novo. Eu tava chorando de fome já hahahaha. Você só tem uma opção de cardápio que é o que eles te dão, mas tava gostoso. Depois é mais um século pra sair recolhendo tudo de novo.
Ah, os comissários só falam inglês e alemão.

A televisão é central e não em cada poltrona, então se você for assistir tem que assistir o que eles quiserem. Passaram um seriados e uns filmes. Ah, eles não te dão fones de ouvido! Você tem que comprar, mas como eu já sabia disso eu levei o meu hehe.

Dormir foi outro caso a parte, eles não desligaram as luzes, então fica meio desconfortável pra dormir né? Eu adoro quando na TAM desligam tudo e o avião dorme ou se não quiser fica vendo sua televisãozinha em paz sem atrapalhar ninguém. Mas ok, a gente releva.

Bom, quase hora de chegar e vão distribuir o café da manhã, que é bem simples, mas mata a fome. O serviço foi um pouco mais rápido já que o avião tá quase perto de pousar e não dá pra ficar enrolando. Chegando no aeroporto de Frankfurt ou você fica lá ou vai pegar sua conexão, o que acredito que seja o que a maioria faz. A companheira da Condor é a grande Lufthansa, que praticamente é dona do aeroporto hehe.

Como funciona imigração? Se você for pra algum país da Europa do tratado de Schengen você vai fazer a imigração em Frankfurt, então você passa pela imigração, pega sua mala e vai fazer check-in de novo. Se você vai pro Reino Unido, qualquer país do Reino Unido a sua mala já vai direto pro avião, você só precisa ir no terminal do seu voo, ir na bancada da Lufthansa e pegar seu cartão de embarque, que eles não emitem no Brasil. Você entra na sala de embarque e sua imigração é quando chegar no país. Eu fiquei com frio na barriga de ter que fazer essa conexão sozinha, mas ocorreu tudo bem tranquilo, pergunte pra alguém se estiver perdido..se não souber inglês já vai com perguntas anotadas.

Veredito final, eu usaria a Condor de novo se eu precisar só de passagem de ida. Se o preço de ida e volta estiver muito mais em conta também, continuo indo nela hahaha.

Ps.: Os preços são dados em dólar ou euro, o seu cartão precisa estar habilitado para compras internacionais! Antes de comprar vá em um auto-atendimento ou se puder pela internet e habilite. O preço final virá no fechamento da fatura do cartão de crédito.

Luísa P.

5 pensamentos sobre “Viajando com a Condor

  1. Oi, Luísa!
    Obrigada pelo post, muito esclarecedor! Encontrei o blog procurando por reviews sobre a Condor, comprei a passagem Fortaleza – Recife – Frankfurt – Londres para ir em setembro. Tenho lido bons comentários sobre a companhia e seu relato também me deixou segura. Fiquei só com uma dúvida: você falou que precisou colocar o nome completo na reserva, mas quando preenchi meus dados eles só pediam First Name e Last Name.. Em que momento foi pedido o nome completo? Me preocupei um pouco com isso, queria esclarecer pra mandar um email também pedindo a adição do meu nome do meio.
    Abraços!

  2. Atualizando: encontrei onde eles pediam o nome completo e já mandei email solicitando a inclusão do meu nome do meio. Acontece que eles trocaram.. colocaram o nome do meio no final. Já mandei outro email explicando a ordem correta, estou esperando resposta agora. Fiquei com receio.. Foi tudo tranquilo pra você tanto no embarque de Recife para Frankfurt quanto de Frankfurt para Londres?
    Abraços!

    • Ei Raquel, eles geralmente não demoram mais que 2 dias pra responder, se não responder continue mandando e-mail e coloque seu nome por extenso pra eles não confundirem mais. Foi tudo tranquilo! Em Frankfurt você vai ter que ir até o hall de embarque internacional e lá ir no guichê da Lufthansa, você entrega seu passaporte e o comprovante de compra impresso (O que vem com seu número de reserva no e-mail) e ai eles vão te dar sua passagem.
      Abraços!!

      • Pronto, deu certo! Eles já corrigiram e me mandaram um novo comprovante.
        Vou imprimir todos os emails e comprovantes antigos, de qualquer forma, pra evitar qualquer problema, pois li em outro blog o relato de uma pessoa que eles esqueceram de alterar o nome no trecho da Lufthansa. Obrigada pelo feedback, abraços!

Deixe um comentário

